Pessoa Física ou Pessoa Jurídica (CNPJ) O que é mais vantajoso para Médicos e Dentistas?
Andrelino Machado
Todo profissional liberal, especialmente médicos e dentistas tem dúvida de qual o melhor opção escolher na hora de exercer seu ofício: fazê-lo como pessoa física ou através da abertura de um consultório ou CNPJ? Este artigo te ajudará de maneira objetiva a tomar essa decisão, considerando que cada escolha adotada possui aspectos positivos e negativos.
Como pessoa física, médicos e dentistas, terão as despesas normais, ou seja, aluguel, condomínio, funcionários e encargos, energia, telefone, internet, anuidade do conselho e outros. Já os impostos, são de 27,5% referentes ao IRPF, O ISSQN trimestral (aproximadamente 5%), o INSS (normalmente 20% sobre o salário mínimo) e a taxa de alvará de localização.
Já o profissional que opta em abrir uma empresa ou CNPJ arcará com todos os custos acima mencionados, porém na parte tributária terá uma redução bastante expressiva, ou seja, dos 27,5% (como pessoa física), passará a pagar no máximo 16,93% (como optante pelo Simples Nacional), sobre o que faturar/declarar. No INSS o mesmo arcará com 11% do valor descrito no pró-labore (remuneração do sócio que trabalha na empresa).
O mesmo CNPJ permitirá que o mesmo profissional atue em outras clínicas/hospitais se aproveitando dos benefícios já mencionados. Outro ponto importante é que uma clínica (CPNJ) permite a adoção mais estratégica e empresarialmente mais forte do ponto de vista comercial e financeiro.
Portanto e ao contrário do que se imagina os riscos nas duas modalidades, ou seja, Pessoa Física ou Jurídica são os mesmos, e os custos são bem semelhantes. Já os benefícios certamente são maiores, especialmente no que se refere aos tributos. Veja a abaixo o resumo das vantagens de um médico ou dentista em abrir uma CNPJ:
- Economia no pagamento dos tributos;
- Maior acesso a financiamentos e benefícios governamentais;
- Maior possibilidade na realização de convênios;
- Profissionalização da gestão contábil-financeira, com consequente melhoria do controles internos e eficiência financeira.
Ainda está com dúvida? Quer obter informações mais detalhadas a respeito desse assunto? Entre em contato conosco para se informar mais. Será um prazer atendê-lo!