A Burocracia na Abertura de Empresas - Diversa Contabilidade
Contabilidade e gestão com resultado

A Burocracia na Abertura de Empresas

22 jan

A Burocracia na Abertura de Empresas

A burocracia no serviço público no Brasil, principalmente no processo de abertura de empresas, é característica enraizada na cultura brasileira. Tem a sua origem ainda na coroa portuguesa, quando, no intuito de controlar tudo decidiu-se criar inúmeras regras. E com isso dificultar quaisquer solicitações de serviços, dentre elas a exploração de novos negócios.

O estado continua ignorando o empreendedor, quando cobra caro pelos serviços prestados, e não oferece como contrapartida agilidade e resolutividade. Por isso temos um estado pesado e caro sem a proporcional e correspondente eficiência.

Muito já foi feito e melhorado, contudo, somos ainda o país em que muito burocrático pára quem quer empreender.  Segundo estudo realizado pelo Forum Econômico Mundial, o Brasil ocupa em 135ª em um ranking realizado para medir a burocracia na abertura de empresas de 136ª países. Em último lugar da lista está a Venezuela e nos primeiros Nova Zelândia, Austrália e Georgia. Entre os países emergentes o destaque é para a China que continua ganhando posições.

O excesso de documentos e prazos para obtê-los é ruim para todos: estado e sociedade. Temos de lembrar que um país rico é aquele com muitas empresas, bem sucedidas e principalmente capazes de sustentar um estado e sociedade fortes através do recolhimento dos tributos e da geração de emprego e renda. Para tanto o governo deve adotar medidas objetivas para estimular e facilitar o surgimento de novas empresas.


cheap jerseys